Como ser normal?
Em mundo onde as redes sociais ditam os padrões de vida e de comportamento, onde a profissão mais cobiçada é influencer digital e não médico, onde os couchs vendem receitas mágicas de facilidades e riquezas, ser normal se tornou blazê.
Meus caros, se vocês soubessem a FELICIDADE de ser normal, vocês parariam de sofrer pelos milhões de reais e de seguidores ainda não conquistados. Se envergonhariam dos atalhados tomados.
Não quero vender conformismo, muito menos um discurso derrotista. Mas quero te mostrar que a FELICIDADE não está no extraordinário. Lá pode estar a ALEGRIA e o PRAZER. A FELICIDADE, aquela que é permanente (inconstante, mas permanente), esta está em ser NORMAL.
Aqui registrarei dicas básicas, simples e EXEQUÍVEIS para que vocês tenham uma vida normal, e colham frutos deliciosos dela.
ORGANIZE SUA ROTINA
Não adianta franzir o cenho!
Ajustar a rotina é o primeiro passo para se ter uma vida normal, feliz e de qualidade.
O homem tem uma inclinação natural para viver de forma ordenada. Logo, se sua vida é uma zona (e eu sei que é), você está vivendo de forma antinatural, e por isso nada flui por aí!
Organize sua semana (segunda à sexta) de forma que TODOS OS DIAS você dedique tempo para:
- Oração;
- Leitura;
- Exercício físico; e
- Trabalho.
O ideal é que seja no mínimo 1h para cada uma dessas coisas. Mas sabemos o quão é difícil numa era de tantos afazeres. E considerando que você está começando a ordenar sua vida, vamos separar da seguinte forma (no mínimo):
- 20 minutos de oração;
- 20 minutos de leitura;
- 30 minutos de exercício físico; e
- Trabalhar conforme carga horária.
Considerando que seu trabalho te exige muito, sempre comece fazendo o mais difícil e o que menos gosta.
Não espere prazer e espontaneidade no início. “Aah Lídya, mas vou rezar/orar sem vontade/inspiração/conexão?“. VAI. Ordenar sua vida espiritual é uma OBRIGAÇÃO e precisa estar da sua lista de afazeres inegociáveis.
Não negocie. FAÇA!
No início é muito ruim, não vou negar. Mas quando você começar a colher os resultados, perceberá que realmente é impossível viver de outra maneira.
Comece agora, e daqui 2 meses me conte como está.
MELHORE OS CONTEÚDOS QUE VOCÊ CONSOME
Músicas, filmes, vídeos…
A mídia nos empurra todo tipo porcaria o tempo todo. Não somos mais seletivos e só consumimos aquilo que vai aparecendo no nosso feed.
Slime, GRWM, ASMR, DIY inútil, skincare inútil, unboxing infinito, trends e por aí vai…
Já percebeu que você não precisa mais pesquisar nada? O algoritmo vai preenchendo seu tempo com uma porrada de conteúdo que ele deduz que você quer consumir.
Você acorda, já abre o Instagram e vê o primeiro post que aparece ali. Percebeu que a primeira coisa que você viu no seu dia não foi você que escolheu?
Escolha o que consumir e escolha bem!
DIMINUA O RITMO
Nós vivemos cansados porque estamos sempre consumindo milhões de conteúdos, acelerando tudo, fazendo mil coisas ao mesmo tempo… ufa! Cansei só de pensar em tudo que faço para escrever aqui.
DESACELERE. CONSUMA MENOS. TENHA MAIS PRESENÇA.
- Diminua o tempo de redes sociais;
- Pare de acelerar os áudios do WhatsApp (é um martírio, eu sei, mas faça!);
- Escolha um trajeto do dia para fazer em silêncio, sem música, sem notícia, sem podcast, sem responder WhatsApp, sem nada. Só o silêncio (ida para o trabalho ou volta para a casa – por exemplo); e
- Pare de consumir blogueiras que só te incentivam a consumir (pare de seguir todas agora).
Passos iniciais e básicos, que serão bem difíceis de serem implementados, mas insista até que consiga checkar todos.
